HISTORICO DA LINHA: A linha que originalmente unia a estação de Brum, no Recife, a
Pureza, próximo à divisa entre Pernambuco e Paraíba, foi aberta de 1881 a
1883 pela Great Western do Brasil, empresa inglesa que tinha a posse e a
concessão da E. F. Recife ao Limoeiro. Esta linha avançou até Pilar, na
antiga E. F. Conde D'Eu, incorporada à GW em 1901, onde sua linha, aberta em
1883, entre outros ramais, avançava até Nova Cruz, já no Rio Grande do Norte
e da E. F. Natal a Nova Cruz, que também passou à GW, na mesma época. Para
ligar estas duas últimas, a GW construiu em 1904 um trecho de 45 km, formando
então o que veio a ser chamado de Linha Norte. Quando ocorreu a venda da GW
para a Rede Ferroviária do Nordeste, no entanto, o trecho do RN já não mais
pertencia à GW, mas foi incorporado à RFN, e em 1957 tudo isso foi uma das
formadoras da RFFSA. A linha está ativa até hoje sob o controle da CFN, que
obteve a concessão da malha Nordeste em 1996, mas trens de passageiros não
circulam mais por essa linha desde os anos 1980.
|
A ESTAÇÃO: A
estação de São José do Mipibu foi inaugurada em 28 de dezembro de 1881.
Em 2020, da estação somente restam alguns alicerces. A localidade é no
município do mesmo nome.
"A estação São José, conhecida também como Estação Mipibu, infelizmente
hoje está reduzida a menos que ruínas. É um acanhado alicerce, recoberto por
'sarsa', como denominam os nativos, situado no início da estrada de terra que
segue para a lagoa do Bom Fim (antiga lagoa Puxi).
Em 2007 ainda existia um pedaço de um anexo da estação, original e em
perfeito estado de conservação, inclusive com características análogas às da
estação de Papari, mas em meados desse mesmo ano, uma nativa juntou um grupo
de populares e o demoliu a marretada, alegando ser 'esconderijo de um
marginal perigoso'. O referido anexo era o almoxarifado da Estação Mipibu e o
abrigo para o trole. No local a referida nativa plantou um pequeno jardim
(...)"http://nisiaflorestaporluiscarlosfreire. blogspot.com).
Em junho de 2020, a CBTU anunciou que deve estender a linha que hoje para na
estação do município de Parnamirim, até São José de Mipibu, para
rodar trens metropolitanos. Mipibu jamais teve trem metropolitanos.
O que passava por ali era o trem de passageiros que ligava Natal a João
Pessoa, extinto ainda nos anos 1980; o antigo metropolitano nunca passou por
ali em sua versão antiga. Quanto ao prolongamento, é esperar para ver.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário